Psicoterapia

Psicoterapia

PSICOTERAPIA ANALÍTICA – Análise do histórico pessoal do consulente para detectar a causa de SINTOMAS que o incomoda e interferem no desenvolvimento de uma vida psíquica saudável.

Sintomas são reflexos inconscientes, em resposta ao que está ocorrendo no subconsciente da pessoa, denunciando aí, uma presença de um ou vários transtorno mental que, através do processo terapêutico é reconduzido para a mente consciente, para ser tratado. 

São estes os mais evidentes: 

Traumas de infância e de perdas na vida adulta;

Transtornos depressivos, compulsivos e de ansiedade;

Transtorno de pânico, social e pontual.

Tristeza profunda, irritabilidade e agressividade.

Existem muitos outros que são camuflados e o seu portador não tem conhecimento. Estes são os mais difíceis de serem tratados e só um especialista para detectá-los.

 

Reflita: As pessoas acreditam que fazer análise ou terapia é coisa de “luxo” ou de “frescura”, na linguagem popular. Ledo engano.

Fazer uma avaliação da vida que estamos levando, é uma das atitudes mais inteligentes que eu conheço.

Então, eu pergunto para você: – Quem em algum momento da vida não sofreu de  depressão, insônia…baixo astral, medos sem causa aparente e outros mais? Quem está  apto a uma vida tranquila, equilibrada, com pensamentos e sentimentos alinhados, para não cair nas ciladas da vida, mantendo um padrão de comportamento elevado?

Muitos para fugir da disciplina que o autoconhecimento sugere para gozarmos de boa saúde e felicidade plena, preferem os atrativos de fuga e prazeres momentâneos.

Vamos entender de forma resumida porque não se aceita que a doença mental ou emocional consome maior e a mais importante faceta da nossa vida interior e inter-relacional, afetando todos os relacionamentos: pessoal, familiar, trabalho, financeiro e amorosos. 

Temos uma estrutura psicológica formada por: mente-cérebro-energia. Quando estas força não estão harmonizadas, adoecemos. E, adoecemos também o nosso corpo. 

Tudo está interligado. A mente recebe os estímulos vindo de fora, o cérebro absorve por meio dos imput eletromagnéticos, e elabora ou não a informação, transmitindo ao corpo que responde através de reações (positivas ou negativas).

Tudo o que pensamos, sentimos e vivenciamos passa por esse processo: receber (órgãos dos sentidos); elaborar (percepção sensorial); decodificar (ação do intelecto); e (transmitir ou transformar a idéia em efeito voluntário). Uma mente que não é sadia,

não consegue dá respostas positivas aos eventos da vida, daí a confirmação de que temos algo errado em nós  que precisa de atenção.

Na análise fazemos uma investigação profunda e criteriosa, junto ao consulente, para encontrar a causa do problema que gerou o transtorno. E juntos, no mesmo empenho, buscar a solução. A cura é dentro, e se a pessoa não aceitar que tem uma situação a ser tratada, ninguém poderá fazer nada por ela. Eu insisto no fato de que muitos estão sofrendo, por que desconhecem a situação em que se encontram e se negam a procurar ajuda.

A exemplo disso é o grande e fatídico índice de autocídios (suicídio voluntário).

Habilidades

Postado em

20/03/2017

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.