O Reiki não é uma prática religiosa. É um método de cura baseado numa filosofia de vida própria e num sistema milenar de crença na suprema compreensão de que, há uma energia vital básica no corpo humano e no Universo Cósmico responsável pela manutenção da saúde.

Ainda que, esta abordagem de cura venha surpreender alguns pontos de vista ortodoxos, seu mérito final fica provado pela eficácia dos resultados obtidos na cura. Felizmente, com o avanço das pesquisas e descobertas no domínio dos fenômenos psíquicos e da cura paranormal, instrumentos modernos são agora capazes de medir e fotografar este campo energético existente ao redor do organismo físico, como as fotos kirlians que registraram as auras humanas, das plantas e dos animais.

Para os menos céticos, essa energia é reconhecida como – bioenergia; e para os espiritualista e físicos quânticos – o prana da Vida ou energia vital.

A ciência, através do uso da fotografia Kirlian, redescobriu o corpo bioplasmático e com o auxílio dela, os cientistas podem estudar, observar e fotografar partes bioplasmáticas pequenas, tais como folhas, dedos, etc.

É através do corpo bioplasmático que o prana ou energia vital é absorvido e distribuído por todo o corpo físico e transferida para o corpo físico do paciente, em forma de fusão através das mãos, do olhar e do ar.

A palavra bioplasmática é composta por bio, que significa vida, e plasma que é o quarto estado da matéria, sendo os outros três: o sólido, o liquido e o gasoso. O plasma é gás ionizado ou gás carregado com partículas positivas e negativas. Não é igual ao plasma sanguíneo.

O corpo bioplasmático significa corpo de energia viva composto de matéria sutil invisível ou matéria etérica. É nesse campo que a energia Ki, o prana puro e divino vai atuar, promovendo a Cura.

Ch’i ou Ki é um tipo de energia elétrica que o corpo produz e determina seu estado de saúde. Quando o Ki deixa o organismo, a vida cessa. Ch’i ou Ki é a energia essencial da vida na Terra. Tudo que tem vida contém Ki e o irradia – é a energia biomagnética da aura.

Essa energia recebe várias denominações de acordo com seus aplicadores e estudiosos: Orgone (WilliaReich), MagnetismoAnimal(F.A.Mesmer) Archaeus (Paracelso).

 

 No Japão, é chamada de Ki, palavra que deu origem ao Reiki.

 

A palavra Reiki quer dizer energia universal, ou seja, está presente em tudo e em todos. Rei, significa Luz divina, trazendo uma compreensão mais profunda do seu uso na palavra “Reiki” que quer dizer Consciência de Deus ou Consciência Espiritual. Por isso dizemos que a energia Reiki é inteligente e não precisamos direcioná-la para obtermos resultados positivos.

 

O Reiki é o encontro dessas duas forças (Rei+Ki). Ao sintonizarmos com esta energia, estamos nos harmonizando e fortalecendo nosso poder natural de auto cura, e, ajudar o paciente a equilibrar seus corpos físico, emocional, mental e espiritual.

 

A função do Reiki é equilibrar energias positivas e negativas e manter o corpo e a mente com saúde.

 

Existem vários Sistemas de Reiki utilizados por seus mestres, cada um com suas modalidades de cura e com símbolos específicos, reconhecidos com valor sagrado de acordo com a filosofia a qual pertence. É um sistema de conhecimento muito complexo e que requer aprofundamento no estudos mais espiritualista/universalista.

Entre os mais conhecidos são: Reiki Usui, fundador: Mestre Mikao Usui. Reiki Tibetano Original, origem Taoísta. Reiki Karuna, da Indonésia, Reiki da Chama Violeta, de origem .Esotérica.

 

O Reiki traz purificação e limpeza. Desperta a sabedoria equilibrando os lados direito e esquerdo do cérebro.

É excelente para cura de problemas de relacionamento e pode ser usado com qualquer dificuldade mental como nervosismo, medo, depressão, raiva e triste za.E pode também ser usado para tratar hábitos, problemas como perda de peso e vícios em geral. Ajuda a melhorar a memória. O estresse, a concentração e atenção nos afazeres do dia a dia.

 

O Reiki, assim como todos os tratamentos feito através das Terapias Holísticas, trata do ser humano como um todo, desde uma dor de cabeça a uma doença crônica ou um distúrbio emocional.

Venha praticar conosco esta abençoada dádiva dos Céus..
Paz e Luz.
Maria das Dores Neves.

 

Referencia:

 

BRENNAN, Barbara Ann. Mãos de Luz. Editora Pensamento, São Paulo, 1996.

 

Apostila Reiki Tibetano – Nível Praticante ao Mestrado – Zanon Mello

 

http://julianaparlato.com/energia-de-cura-reiki/Artigo.