AUTOCONHECIMENTO:COMO ACESSÁ-LO?


Publicado em 29 Janeiro de 2021

Existe um poder dentro de você que é desconhecido em sua totalidade. Quando falamos de autoconhecimento, a tendência é imaginar um discurso de autoajuda ou conhecimento religioso. Não é uma coisa nem outra.

A palavra auto, todos sabemos que significa ‘algo voltado para si’. Autoexame, autocontrole, autoavaliação… O que ainda muitos desconhecem é o valor do ‘SI MESMO’. Uma identidade interna que revela a nossa natureza essencial. É disso que vamos falar agora.

Quem é você? Responder a essa pergunta é uma das coisas mais difíceis de se fazer. E uma questão das mais polêmicas de se conceber.

A Filosofia, a Ciência e a Religião têm-se debatido nesse tema sem chegar a uma conclusão que corresponda a um entendimento unificado. As resposta dadas por cada segmento não satisfaz, nem atende, em definitivo, aos anseios internos dos indivíduos. Porque é um significado que se constrói, dentro e a partir do SER.

É uma busca interior e não há como fugir dela. É um terreno virtuoso e não virtual. O que quer dizer que sua maior e mais poderosa virtude é o conhecimento do si mesmo. E requer um longo e tortuoso caminho até acertar o passo verdadeiro dessa jornada. Muitos conseguem, outros trafegam pela metade.

O autodesenvolvimento ocorre a partir de um método, um modelo; por isso os chamam de CAMINHO. E, porque não conseguimos aprender sozinho, precisamos de referência, para dar direção e sentido à vida.

Nossa primeira referência são os nossos Pais, depois os Professores e, em seguida, a Sociedade. É aqui que a vida começa a dar sinais de que quando tudo não vai bem é necessário a busca de novos caminhos. E não há com deter esse fluxo. Se você parar, você adoece.

Então, vamos nós, em busca dos mestres, dos sábios, aqueles que já estão mais à frente de NÓS, que dedicaram mais o seu tempo em adquirir CONHECIMENTO.

Isso requer enorme responsabilidade. É o desafio de nos ajustar com a vida, para alcançar paz alegria e felicidade. Só VOCÊ pode mudar o curso de sua vida e ter o que deseja. Mas não se arrisque sozinho, porque não vai funcionar de forma adequada.

A chave do sucesso pessoal, profissional, financeiro e amoroso é o AUTOAPRIMORAMENTO, O AUTOCONHECIMENTO. Você é feliz com a vida que está levando?

Há muita gente insatisfeita no mundo hoje. Há outras tantas acreditando que estão levando uma vida normal; mas, se perguntarmos a elas se são felizes, vão rir desta pergunta. E, se perguntarmos por que não têm a tão sonhada felicidade, a grande maioria vai responder que a felicidade não é deste mundo.

Interessante não!? Parece-nos que está faltando nesse espaço(vida), aplicarmos mais a Lei do maior esforço. Então nos equivocamos culpando o mundo, o governo, a política, a desordem social, os pais ou a família. Tudo isso contribui para se acomodar e acreditar que tudo está bem do jeito que está!

A felicidade não está nas mãos de Deus nem de outras pessoas, ou Seres Espirituais. A sua felicidade, a minha felicidade é de inteira responsabilidade NOSSA.

Para termos um estado de vida completo, precisamos desejar e obter algo mais. Algo que não está na aparência das coisas, mas que nos afete o sentido de viver e que nos desperte para uma satisfação genuína atendendo aos apelos da Alma.

Esses apelos estão contidos no Amor, na Nobreza do caráter, na Beleza das Virtudes. Desconhecendo esse caminho, deixaremos de ser humanidade e entraremos para o viés da barbárie. Já estamos vivendo isso.

Tudo o que falamos até agora envolve: mente, consciência e criação da realidade. Vamos abrir esse leque um pouco mais adiante.

O que quer que seja, que você esteja vivenciando que não te agrada e não te satisfaz, você tem o poder de mudar. É fundamental buscar o autoconhecimento, sair da inércia (preguiça) e contemplar o quão valioso(a) você É.

A afirmação que eu mais utilizo com meus clientes é: ‘VOCÊ PODE, VOCÊ MERECE, VOCÊ CONSEGUE!’.

Vamos acreditar mais em nosso PODER MENTAL, e manifestar uma realidade condizente com os desejos mais profundo de nosso Ser. Isto é FELICIDADE!

Reconhecer quem somos, de onde viemos e para onde vamos é a chave e o segredo para chegar lá. Você consegue! Eu consegui.

NAMASTÊ!




LEIA TAMBÉM

COMO A PSICANALISE PODE AJUDAR?

Na Psicanálise vamos encontrar uma saída para as contradições humanas e da natureza da liberdade.

Quero ler

DEPRESSÃO E ANSIEDADE

São inúmeros os fatores que levam a depressão. Que segue a partir de um estado de ansiedade leve ao estresse extremo. Ambos são identificados pelo estado de humor alterado, com picos altos e baixos.

Quero ler